sexta-feira, 13 de julho de 2012



Texto de Wanderley Peres em 09/07/2012


CUIDADO, CANDIDATOS NAS RUAS!


Aberta a temporada de caça ao voto, é bom os eleitores tomarem cuidado ao sair de casa nos próximos três meses. É preciso que o cidadão esteja atento ao ser abordado por gente estranha, e de currículo desconhecido. Além de perder precioso tempo, você pode estar sendo enganado, levado a crer em alguém que, certamente, vai te decepcionar muito.


Ao votar numa pessoa, você está passando um cheque em branco, e este cheque pode ser usado contra os seus interesses, promovendo a mudança na vida daquele que conheceu às vésperas da eleição e estagnando a cidade e a sua vida por mais um longo período.


Até que alguém seja eliminado no paredão da justiça eleitoral, Teresópolis conta hoje com oito candidatos a prefeito e quase trezentos candidatos a vereador. Quem é essa gente toda? Que ligações elas têm com você para postularem ao seu voto?


De agora a setembro, serão três meses de namoro entre o candidato e o eleitor. É o período da propaganda eleitoral, uma boa oportunidade para você analisar o comportamento daqueles que pretendem representá-lo na prefeitura ou na Câmara.
Se o candidato não respeita o seu silêncio, rodando carro de som em altura que agride os ouvidos, ele é do tipo que vai te desrespeitar caso eleito. Se não age de forma ética ao pedir o voto, quando ainda é frágil, como vai ser se for eleito, quando se achar uma autoridade?


Outro detalhe nas candidaturas, e que passa despercebido pelo eleitor, merece também atenção: se o candidato gasta muito dinheiro na tentativa de eleger-se, certamente está gastando dinheiro de origem duvidosa e esse “investimento” vai ser cobrado quando esse candidato acabar eleito. Empresários que patrocinam campanhas eleitorais, normalmente, estão investindo seu dinheiro para depois receberem em dobro os recursos aplicados.


Por último, bom lembrar que nenhum corrupto se elege sem a complacência e a conivência do eleitor. Denuncie os maus, eleja os bons. E os bons são aqueles que combinam o discurso com a prática de vida, são os candidatos que já te deram exemplo de que são do bem e pretendem um cargo público para servir ao público e não servir-se dele.


Que o namoro seja saudável, respeitoso, e o noivado nas urnas permita um casamento proveitoso para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário