sábado, 2 de junho de 2012


TRICANO NA DIÁRIO TV
Tricano: “Prefeitura não é lugar para Aprendiz”
- Representante do PP fala, em entrevista, sobre o atual momento político de Teresópolis

Anderson Duarte e Joanna Medeiros

Seguindo o compromisso de mostrar as propostas e plataformas dos partidos políticos e de seus pré-candidatos ao cargo de prefeito para outubro deste ano O DIÁRIO traz hoje a entrevista com o representante do PP, terceiro partido a se expressar neste espaço. Aqui, as legendas e seus representantes apresentam propostas e soluções para a administração municipal. O empresário e advogado Mario Tricano é o escolhido pelo PP para apresentar as propostas da sigla. Tricano foi entrevistado nos estúdios da Diário TV, nesta quinta-feira, 31, e escolheu falar sobre duas áreas de atuação: Investimentos e Saúde. Esta semana os teresopolitanos começam a ter o primeiro contato com os pretensos candidatos e seus partidos para sejam colocadas propostas e plataformas de atuação.
Conforme estabelecido em reunião com as siglas, todos os entrevistados disporão de tempo e espaço em nossas publicações para expor ao eleitor de nossa cidade o que pretendem mudar ou realizar para que o município prospere administrativamente. Todos os trâmites legais e exigências determinadas em Lei foram cumpridos pela direção da empresa para que o princípio da isonomia seja respeitado em todo o processo.
Questionado sobre a necessidade de novos investimentos e os desafios do administrador públicos para atrai-los, Tricano foi direto e enfatizou a importância dos comportamentos éticos para essas conquistas. “Acho que o mais importante não são as promessas, e sim as realizações. Com relação aos investimentos nossa cidade está realmente muito carente e precisa de atenção urgente. Em um passado não muito distante o orçamento era de pouco mais de 100 milhões de reais, enquanto hoje já dispomos de mais de 350 milhões, e mesmo assim, com a abundância de recursos pouco se tem visto na área de investimentos novos e concretos. Temos que resgatar o que chamo do ponto em que a cidade parou. E posso lembrar de alguns investimentos na saúde, que nos deram no passado recente o destaque como a terceira cidade em qualidade na prestação da saúde do estado. Há muito que se fazer, mas primeiro devemos criar o que nós do PP entendermos como a secretaria da reconstrução social, para podermos organizar a hierarquizar os investimentos, como reconstruir as casas de 11 de janeiro, depois investir em pontos turísticos de Teresópolis, na política de conhecimento da cidade pela mídia exterior, enfim, organizar nossa casa. A saúde tem que ganhar uma policlínica geral, com médicos especialistas e o cidadão ser atendido e conduzido para os hospitais, ou para o tratamento convencional. Tivemos uma dificuldade muito grande na década de 90, porque tínhamos três profissionais distintos que trabalhavam no mesmo local que ganhavam salários diferentes, por serem municipais, estaduais e federais, até que implantássemos o SUS. Tivemos um grande empenho dos nossos secretários e conseguimos chegar ao terceiro lugar no ranking da saúde no estado, justamente nesse momento de mudança da legislação de saúde”, enfatizou Tricano.
Sobre o fato de muitos municípios terem se tornado dependentes da chamada verba pública, o político foi questionado sobre as possibilidade de se romper essa extrema dependência e continuar a manter investimentos próprios. “Vivemos um momento difícil, mas temos grande facilidade porque todos os focos estão voltados para a população. Temos que tirar vantagem desse momento para recuperar a cidade com recursos de fora. Precisamos de investimentos das empresas públicas e privadas. Eu tenho certeza que aquele que vier a ser o novo prefeito de Teresópolis, com carinho e dedicação pode fazer a cidade um sonho para os teresopolitanos”, disse. Ainda sobre a necessidade de se ter um tratamento responsável na relação da administração publica com a privada, Tricano disse ser uma questão de bom senso. “Independente das organizações teresopolitanas, temos que buscar a boa vontade, e Teresópolis tem que estar de portas abertas para receber a ajuda das pessoas que querem nos ajudar... Eu fui prefeito por três mandatos, todas as minhas contas foram aprovadas, nunca tive conta de campanha rejeitada, é o trato sério com o que não é nosso. Assim podemos levar o município a um patamar de sucesso que o município necessita”, finalizou o tema.
Seu segundo ponto debatido foi a Saúde e Tricano disse estar tranquilo quanto as estratégias e propostas para este segmento da administração. O político fez questão de enaltecer o respeito ao profissional e a capacidade de investimentos nas estruturas básicas de atendimento de saúde. “A primeira coisa que tem que ser feita é reatar ordeiramente os convênios com entidades hospitalares de Teresópolis, abrindo as portas para que o serviço hospitalar possa ser refeito. Um dos órgãos deve ser uma maternidade, outro para emergências e cirurgias. Deve-se manter os serviços existentes e criar, o que eu chamo, de atendimento especial, com prédio próprio, para que os médicos especialistas façam os encaminhamentos. A UPA existe e precisa existir, para dar um segundo atendimento. Não adianta termos postos de saúde sem médicos, precisamos do espaço físico e dos profissionais de saúde. A falta de credibilidade do serviço primário, faz com que a população se concentre na upa, e não consiga exercer sua função principal”, disse.
Questionado sobre as questões políticas que envolvem a administração pública da cidade, Mario Tricano citou algumas práticas de legisladores que poderiam ser nocivas para uma prestação adequada do serviço em nossa cidade e clamou o respeito, mas a separação clara dos poderes no município. “Prefeito, é prefeito, vereador é vereador. Existe distinção e deve haver respeito, a função de administração pública não pode ser transferida para a câmara. E não abro mão disso. A secretaria de saúde não pode ficar a mercê de vereadores que querem usar a saúde como forma de campanha. Não podemos deixar que a população seja atendida através de favores políticos de vereadores, a saúde será igual para todos na cidade. Devemos aumentar o numero de exame, de profissionais e remédios para deixar tudo em funcionamento. E esse é nosso compromisso, onde ninguém vai ter que aguardar pro quatro meses por um exame. Será criado também um laboratório de imagem para que as pessoas não fiquem sem os exames necessários”, disse.
Também sobre a relação da Universidade de medicina da cidade com a prestação do serviço, Tricano disse: “Na verdade, dentro desse convenio que eu falei, as portas para novos convênios para que os profissionais não precisem sair da cidade. Quando fui prefeito, os profissionais faziam estagio conosco. Não havia odontologia, e eu busquei trazer os estagiários de Nova Friburgo e Duque de Caxias para estagiar aqui, e a partir desses atendimentos fomos referência na época”.
Perguntado sobre o fato de a cidade ter crescido em níveis inversamente proporcionais aos investimentos nas instalações públicas que prestam serviço na área de saúde, o político disse: “Se há uma coisa que posso falar é que se existem 20 unidades de tratamento medico no município, 17 formam no meu governo, se as pessoas não deram seguimento não posso fazer nada. Os governantes tem que entender que o respeito a população deve ser maior. Tudo o que puder ser investido na saúde, será feito para que a saúde volte a ser o que foi em nossa cidade”, disse. “Relatórios imediatos devem ser feitos para mostrar quais são os medicamentos mais buscados na justiça, e manter estoque desses medicamentos para que a população possa cuidar de sua saúde sem procurar a justiça, sem que as pessoas precisem se desgastar”, finalizou assim o assunto saúde.
Mario Tricano também falou do atual cenário político da cidade e afirmou ser um desafio a mais para o novo administrador. “Eu enfrentei um problema em 1989, quando eu tinha um orçamento de R$ 100 milhões, e um déficit de R$100 milhões, e conseguimos recuperar a prefeitura. O descrédito é muito do passado da pessoa que vai assumir, requer o conhecimento da pessoa que vai assumir. Eu sou tido como um político de qualidade e credibilidade, as pessoas me conhecem e sabem que não faço promessas que eu não possa cumprir”, enalteceu.
Sobre a desesperança no cenário eleitoral vivida na população de Teresópolis hoje, Tricano disse: “Acho que isso passa pelas siglas partidárias. Os partidos precisam escolher pessoas de qualidade para apresentar seus nomes ao eleitor. A prefeitura não é lugar de aprendiz, de aventureiro. O partido que apresentar pessoas inexperientes vai ficar sem credibilidade. Contudo, se apresentar pessoas que tem experiência e seriedade, sem dúvida as pessoas terão segurança na votação”. “Ainda existe espaço para os homens de bem. Precisamos de homens sérios, para que a população possa ser orgulhar de ver esses nomes estampados em obras públicas, lembrando da passagem desses políticos pela história do município”, finalizou o político.
Todo o processo de idealização da série de entrevistas, bem como o prosseguimento do mesmo que ainda prevê a realização de outra série com já candidatos e dois debates entre os mesmos, foi construído coletivamente entre o Grupo Serra Comunicações, que administra o jornal e a emissora de TV, a OAB em Teresópolis e especialistas em ciência política, que participaram da construção dos questionamentos e temas a serem debatidos nos próximos dias. Todo o material produzido nas reuniões, bem como as regras e normas, foram devidamente comunicados a Justiça Eleitoral em nosso município, que também deve enviar representantes em todas as gravações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário